Páginas

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Ah, o Rio de Janeiro...

Difícil escrever sobre um lugar tantas vezes descrito em poemas, desenhado e estampado, versado em músicas e fotografado por lentes do mundo inteiro. Histórica, praiana e relaxada, assim é a cidade do Rio de Janeiro aos olhos desse que rascunha um simples texto. Um lugar abençoado pela natureza, correndo sério risco de ser pouca coisa pra descrever o que os olhos ali podem ver.

É triste perceber que a maioria dos brasileiros que não conhece o Rio tem medo de lá, sente calafrios com a simples menção ao tão belo nome que deram à cidade maravilhosa. Esse medo é aquele mesmo que você, morador de qualquer grande cidade do país, sente ao botar o pé na rua. "Imagina? Tá louco?", alguns acabaram de pensar, se não o falaram em alto e bom som. Apostaria que passam horas a fio em frente a televisão consumindo programas estilo Datena. Há muito tempo procuro assistir menos televisão, fruto da falta de tempo ou mesmo de outras prioridades quanto ao meio para obtenção de informações. Sortudo por padecer cada vez menos desse "mal", posso aproveitar sem ressalvas o que o Rio tem a oferecer.

Capital do Brasil Colônia, a cidade carrega muito da nossa história. Um passeio pelo centro, Paço Imperial, Igreja da Candelária, Confeitaria Colombo e você, além de admirado, terá conhecido um pouco mais sobre nós mesmos. Para fazer a transição entre o histórico e a praia, aproveitando que está no centro, faça o passeio de barco pela Baía de Guanabara. Além de uma linda vista da cidade, você complementará os conhecimentos históricos com interessantes detalhes pós chegada da corte portuguesa em 1808.

Cansou de história, do trabalho ou da mulher? A praia está sempre lá, pegue uma onda, dê um mergulho ou simplesmente sente na areia e peça Biscoito Globo e Matte. Existe praia badalada, com gente bonita e famosa, e também praia que a gente, mesmo com todos atributos possíveis, é um mero detalhe. Do Leme ao Pontal, como cantou um dia o saudoso Tim Maia, ou do Leblon ao Recreio na versão limitada do blogueiro, a orla carioca é estonteante.

Saia da praia e continue curtindo o Rio. Lagoa, Cristo, Pão de Açúcar, Jardim Botânico ou, se preferir, apenas caminhe em busca de uma casa de sucos, Sorveteria Itália ou do chopp do Bracarense. Não deixe, em hipótese alguma, de provar dois dos infinitos sabores do sorvete carioca: Queijo com goiabada e Torta Alemã. Anoiteceu? Esqueça a balada ou a boate, vá pra night em Ipanema ou na Urca.

Dentre essas e outras que me encantam no Rio, nenhuma supera o clima. Não aquele que você consulta no climatempo ou vê no mapa holográfico do Jornal Nacional. É o clima descontraído que um lugar com a geografia da cidade maravilhosa oferece. Correr na orla pela manhã, mergulhar ao meio-dia, surfar ao entardecer, por que não? Todo o necessário está ali, o mar, a praia, o astral, aproveite!

Rio, tão bonito, tão perto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário