Páginas

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Cozinha com ares de montanha

Certa vez li que um líder de uma grande empresa brasileira usava o almoço de sábado pra tentar reproduzir algum prato que havia degustado durante a semana. É uma idéia interessante, além de facilitar a parte criativa do processo é um ótimo exercício para testar seus sentidos, afinal nem sempre é direta a identificação dos ingredientes.

Uso bastante a internet pra pesquisar novidades da cena gastronômica, mas resolvi que eventualmente tentaria reproduzir criações alheias que experimentamos eu e Belinha em nossas viagens. Não que eu tenha tamanha destreza, nem que seja capaz de reproduzirqualquer coisa que venha a comer. Exatamente aí reside a parte boa, sinto a necessidade de agregar um toque pessoal, não simplesmente copiar.

Resolvi que a primeira tentativa seria um belíssimo Risotto de Limão Siciliano e Alecrim que conheci no Rosmarinu's, ótimo restaurante na estrada que liga Visconde de Mauá a Maringá, na Serra da Mantiqueira. Embora tenha apreciado muito a combinação, principalmente o perfume do alecrim, achei que o limão só estava presente na descrição do prato no cardápio, faltava senti-lo nas papilas gustativas. Para acompanhar, tentaria fazer uma variação de um salmão que solitariamente apreciei em uma viagem a trabalho, em Penedo, no pé da mesma serra. O tempero era leve e o generoso lombo tinha aparência digna de um sashimi internamente, feito com maestria.

De todos os ingredientes necessários, tive dificuldade pra encontrar apenas dois: o salmão e o limão. Calma, não se assustem, até onde eu sei ainda temos limoeiros e criadouros de peixes em abundância por aí. Eu queria um lombo generoso do peixe, que me desse as devidas condições de preparo. A fruta tinha que ser especial, proveniente da famosa região italiana da Sicília. Não é nada impossível, mas o Pão de Açúcar me deixou na mão. Compre ao menos o alecrim fresco, no mesmo dia que for cozinhar.


Desconsiderando o trabalho dito sujo, que inclui por exemplo cortar cebola e alho, você conseguirá reproduzir essa em aproximadamente vinte minutos. Em uma receita para duas pessoas, use apenas um limão siciliano, ele tem presença forte por natureza. Faça um risotto como qualquer outro e adicione tanto alecrim quanto limão na penúltima passada do caldo de legumes no arroz arbóreo. Embrulhe o salmão com o tempero escolhido em papel alumínio, no caso alcaparras puxadas na manteiga com pimenta do reino. O tempo de execução do salmão é diretamente proporcional à altura do lombo disponível, pra garantir o mix de sensações assado-cru. Eu não consegui, o lombo era mais fino que o desejado e eu também nunca havia feito um salmão. Cuide especialmente da quantidade de pimeta do reino, ela é muito marcante e pode roubar demais sua atenção no climax da refeição. Se achou que ela era inofensiva como eu, retire o excesso e aprecie sem moderação

Nenhum comentário:

Postar um comentário