Páginas

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Ubuntu

Hoje é o início de um evento único em nossa história: a Copa da mundo da África. Nunca antes tivemos e talvez nunca mais tenhamos uma Copa de um Continente e não de um só País. Quem viu a abertura hoje, antes do pontapé inicial para África do Sul e México, sabe a que me refiro. Referências a todos os países africanos, artistas de vários deles se apresentando e a montagem do mapa mundi com o continente no centro de tudo, não apenas a África do Sul. Pegadas saindo dali rumo ao resto do mundo, em alusão a origem da espécie humana.

Viajemos no tempo até 2014: Teremos a Copa da América do Sul? Aposto que não, será apenas a Copa do Brasil. Foi assim com europeus, americanos e asiáticos. Talvez somente os africanos mesmo, um povo tão sofrido, tenham essa sensibilidade com os mais próximos, com os irmãos. Que bela mensagem de união. Deve ter o dedo do Mandela, que anos atrás e ali mesmo, onde hoje o belíssimo Soccer City exibe sua grandeza, oficializava sua luta contra o apartheid.

A África tem mais de 1000 idiomas, mas existe uma palavra comum em muitos deles. A melhor tradução para tal expressão é Humanindade. Entretanto, existem outras interpretações como amizade, companheirismo, união, compaixão, entre outros similares. Nada melhor e tão plural pra resumir o sentimento de uma Copa do Mundo na África, Ubuntu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário