Páginas

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Começou pra valer, empatado!

É a primeira vez na história da democracia brasileira que dois candidatos aparecem empatados nas pesquisas, exatamente no primeiro dia oficial da corrida presidencial. Desde a primeira vez das urnas, Lula e FHC sempre estiveram à frente nesse momento, mesmo quando Collor venceu. Nas pesquisas anteriores deste pleito, Dilma apresentara 5 pontos de vantagem sobre Serra, deixando a margem de erro pra trás. Agora tanto Ibope quanto Datafolha apresentaram empate, sendo um rigoroso empate em 39% em um caso, um empate técnico 39%-38% no outro, a favor de Serra.

Dilma tem a seu favor o fato de ser figura menos conhecida do povo brasileiro em geral, com tendência a crescer um pouco diante da maior exposição que está por vir, além de contar com o incrível percentual de aprovação do governo de seu padrinho, nosso atual presidente Lula. Serra terá que demonstrar muita habilidade nos debates de forma a deixar claro seu melhor preparo para o posto. Terá que, como comentei anteriormente aqui no blog, propor algo diferente mas sem muita mudança de rumo para um governo tão bem avaliado, algo na linha "comigo poderia ser ainda melhor".

Voltando às pesquisas, a maioria das mulheres diz votar em Serra, a maioria dos homens em Dilma. Não entendo tal correlação como entendo a que faz referência à escolaridade ou à região do Brasil, mas foi o que escutei hoje. Ouvi uma constatação interessante dias atrás: "Eu nunca conheci uma pessoa que diz votar em Dilma". Se observar bem, é a mais pura verdade. E não me refiro apenas aos meus colegas de trabalho ou mesmo meus amigos, que poderiam ser enquadrados como classe mais "abastada" em um país como o nosso. Sugiro que converse com sua empregada, porteiro do prédio, aquele cara que pede um pingado ao seu lado na padaria ou a moça gentil que tira seu pedido na lanchonete.

Confio bastante na estatística, tive a oportunidade de estudar um pouco na faculdade e ver a precisão que um estudo bem feito pode apresentar. Entretanto, como somos os campeões no quesito corrupção, duvido de quase tudo em que um dia já acreditei. Não me surpreenderia se ouvisse do Boechat que foi descoberto um esquema de manipulação de pesquisas ou algo do gênero. Perdi minha capacidade de indignação, parafraseando Heloísa Helena diante de um dos inúmeros escândalos políticos do nosso passado recente. Vejo no Serra um político mais preparado em todos os aspectos possíveis, incluindo educação e experiência profissional. Se o país eventualmente passar por um momento complicado, algo como passa a velho mundo atualemnte, vejo nele alguém mais capacitado a enfrentar reais dificuldades. Infelizmente não farei minha parte mais uma vez, não transferi meu título e continuo com a triste constatação de nunca ter participado do processo decisório do nosso futuro. Assumo "mea culpa", por outro lado peço encarecidamente critério na hora de encarar a urna em outubro próximo, afinal como diria uma amiga de mudança aos Estados Unidos: "Mais 8 anos não dá pra aguentar". Ela esqueceu de um pequeno detalhe: 8 anos que podem virar 16.

Nenhum comentário:

Postar um comentário