Páginas

terça-feira, 22 de maio de 2012

Canadá

Uma vez tomada a decisão de passar sua lua de mel no Canadá, você certamente ouvirá: : "Canadá?", "Por que não vão para a Grécia?", "Vocês estão loucos?" e "O que vão fazer lá?". Todos com nariz retorcido, o semblante da descrença. Viajantes com relativamente experência e informação abundante não titubeam ou desanimam, embora fiquem incrédulos com o espanto alheio. Lugar diferente, exótico, com uma beleza ímpar e frio a ponto de ser possível montar em uma prancha de Snowboard praticamente o ano todo? Não restam muitas opções, para falar a verdade. Consulte um bom agente de viagens, daqueles que já estiveram lá, e comece a planejar.

O Canadá é um dos lugares mais exuberantes do mundo. Lagos, montanhas e muita neve convivem em perfeita harmonia, configurando uma beleza pouco comum aos olhos tropicais. Soma-se a isso a surpreendente hospitalidade de um povo aberto e vivido. Espera-se algo diferente de um país onde 80% da população vive em uma faixa de 200 km da fronteira com os Estados Unidos e, acredite, não é pela simpatia com os vizinhos norte-americanos. Os canadenses conhecem o mundo além da "América", alguns inclusive sabem onde ficam as históricas Tiradentes e Ouro Preto. São atenciosos a ponto de te assustarem com um "How can I help you?" míseros segundo depois que você abre o mapa no meio da rua ou observa um painel de localização no aeroporto.
Se não bastassem tantas qualidades, ainda cabe um toque francês na terra da Maple Leaf. Os franceses foram derrotados pelos ingleses em 1759, mas a derrota foi apenas militar e política, graças ao bom Deus. A província de Quebec é um pedaço da França na América do Norte. Montreal é, inclusive, a segunda maior cidade do mundo onde o francês é o idioma oficial. Garçons esforçados sofrem ao explicar a composição de um prato em inglês enquanto você contempla a Igreja de Notre Dame na praça à sua frente. Idioma, cultura e arquitetura dignas do velho mundo. Soupe à l´onion ajuda a equalizar a temperatura corporal em qualquer bistrô ou restaurante na Vieux Quebec ou Vieux Montreal.

Uma costa é verde e branca, cheia de lagos e os melhores Ski Resorts. A outra é francesa e cosmopolita. Ambas frias quando não gélidas, o Canadá é um destino perfeito para sua próxima viagem, mesmo que seja para celebrar sua lune de miel.

Um comentário: