Páginas

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Los Roques, roteiro comentado

Depois de tantos pedidos de dicas, tantos comentários no facebook e de voltar recentemente ao paraíso, sabemos exatamente o que fazer se um dia você decidir gastar aquelas 20.000 milhas que estão pra vencer no seu programa de fidelidade. Vamos ao que interessa, o roteiro comentado por Belinha e Fatura para Los Roques, Venezuela:

Todas as pousadas possuem opção de diária com café, meia-pensão ou pensão completa. Nós optamos só pelo café, para conhecermos outros lugares, apesar do número de opções não ser o forte no quesito restaurantes. De qualquer forma,  achamos que vale mais a pena. Você pode optar no dia mesmo por comer na pousada e o preço é exatamente o mesmo que pagaria se optasse por pensão completa quando ainda em fase de planejamento, geralmente não tem desconto. Lembre-se que você não escolhe o menu e também não pode decidir jantar 1 ou 2 horas antes, a razão é que tudo é muito fresco, pescado no dia. Avise durante o café da manhã sobre a intenção de jantar anoite. Dessa constatação vem outro lembrete: se não gosta de peixe, leve um container de Nissin Miojo.

Hospedagem:

Nós ficamos na pousada  Piano y Papaya das 2 vezes que estivemos por lá: diária de USD 150 c/ café por casal - pagamento via PayPal ou transferência bancária. Tel: +58 (414) 281 0104, site: www.losroques.com e-mails: info@losroques.com / africaguerrero@hotmail.com. O dono chama-se Alejandro, mas a gerente que administra tudo lá chama-se Afrika. É uma ótima pessoa, um astral incrível, um expediente inimaginável, ela resolve tudo enquanto você só aproveita o que há de melhor no arquipélago. A pousada é muito boa, charmosa, estilo mediterrâneo, sem luxo. A comida é fantástica, vale comer lá um dia ao menos. Se você só toma banho quente, ligue o sinal de alerta. A maioria das pousadas não tem, inclusive essa que ficamos. Sinceramente, de quente basta o sol. Deixe a água fria, champagne e cervejas bem geladas.
Gostamos muito da pousada, especialmente porque a gerente resolvia tudo mesmo, os passeios, as reservas dos restaurantes, os lanches na praia, o checkin do vôo de volta, o carreto das malas, tudo! Não havia necessidade de preocuparmos com nada, bem apropriado para o que costumeiramente chamamos de férias.
Outras sugestões que vimos por lá, um pouco mais chiques:

* Posada Malibu
* Posada Acuarela: (estas duas primeiras tem restaurante aberto ao público, com comida maravilhosa! Vale jantar um dia em cada uma!)
* Posada La Cigala

Uma outra opção um pouco mais simples é a Posada Movida.

Restaurantes:

* Restaurante Posada Malibu, Posada Acuarela - são os melhores restarantes da ilha, os que dispõem de Chefs de cozinha. Edmund é um venezuelano que comanda a cozinha do Malibu, enquanto o italianíssimo Angelo define o tempero na Acuarela
* Bar/Restaurante Acuarena: ambiente muito agradável, com pufes na areia (petiscos, saladas e drinks variados). Vale demasiado a pena ir tomar algo por lá no fim de tarde ou depois do jantar (já que o jantar sai cedo, por volta das 19 ou no máximo 20h)! Esse ano lançaram comida japonesa também, a grande novidade da ilha.
* Bar/Restaurante Arrecife: também na praia, com mesas próximas ao mar, ótimos pratos e excelente ambiente

Passeios:

* Ilhas: Noroski e Craski (esta última tem restaurante na praia) (1 dia); Cayo de Agua, Dos Mosquises y Espenki (1 dia); Franciski (tem restaurante na praia, ótima comida) (1 dia, geralmente o dia da volta ou da chegada porque é bem perto da ilha principal Gran Roque, onde você ficará hospedado); Sebastopol (1 dia) é fantástica; Cotê vale muito para mergulho (1 dia), já que descer na praia não é possível pois trata-se de zona de proteção ambiental. Carenero é outra muito bonita também (1 dia)
* Vale também visitar os bancos de areia no meio do nada, pra relaxar e se sentir dono de um pedaço do paraíso :) fomos no Cayo Muerto, vale cada minuto.
* Farol em Gran Roque: Vale a pena subir para ver a vista, é linda, dá pra ter uma boa idéia da beleza geral de todo o arquipélago.

Passagens:

* Cias aéreas domésticas (Caracas / Gran Roque): Aerotuy; Raymbow, Chapi  +/- 40 minutos de vôo (o pessoal da pousada é quem fez a reserva destes vôos para nós e enviamos o pagamento via paypall para eles, junto com a pousada) - a melhor sem dúvida é a Aerotuy, empresa com melhor estrutura, "teco-teco" mais equipado, dá uma sensação maior de segurança.

Outras informações importantes:

Não aceitam cartões de crédito na ilha, levar dinheiro em espécie. Há um banco lá, mas usar só em emergência já que você paga a cotação oficial (1 USD = 4 Bolívares). Leve dólar e troque no câmbio negro (1 USD = 7 Bolívares). Qualquer cidadão venezuelano opera nesse mercado, olhe pro lado e verá um hermano querendo te ajudar. Como coloquei no post anterior sobre o assunto, é importante pra eles esse "segundo" emprego (Na terra de Hugo Chavez, acredite!). Trocamos os bolívares na pousada, diariamente, com este câmbio de 7 e com segurança, o famoso câmbio delivery!
Na ilha (Gran Roque) as ruas são todas de areia fofa, o melhor calçado é mesmo uma boa havaiana!
No vôo doméstico (Caracas/Gran Roque) o limite da bagagem é de 10 kilos! Leve uma mochila por pessoa, pouca roupa. É barato, mas cobram excesso de bagagem (10 bolívares por kg excedente).
Vale levar kit snorkel para mergular; protetor de alto FPS e chapéu/boné. O sol realmente é muito forte.
Os jantares normalmente são menu completo (entrada, 1o e 2o pratos, sobremesa e vinho, variando de acordo com a pousada).
O único mês que chove é Novembro. Junho (nossa 1a vez) é melhor que Julho/Agosto (nossa 2a vez). Quando fomos em junho tempo aberto o tempo todo, agora dessa vez algumas nuves e 10 minutos de chuva todo dia a tarde, o que na verdade nao era de todo ruim. Em Julho/Agosto levar repelente para espantar os indesejados mosquitos no final do dia. O ideal mesmo é voltar as 16h, você evita o horário deles.
A melhor logistica é ir de TAM e voltar de GOL, dado que pode ir e voltar com vôos noturnos. A TAM faz escala em Manaus, a GOL oferece vôo direto, ambos partindo do Aeroporto de Guarulhos em São Paulo. Na ida você consegue pegar logo cedo o teco-teco, sem ter que dormir em Caracas (hotel caro e não há o que aproveitar, ao menos próximo do aeroporto). No retorno opte pela GOL, você consegue pegar praia o dia inteiro e ir embora a tarde.
Se for de novembro a fevereiro, temos uma dica extra: a Lagosta Rancho do Polito; nos demais meses existe respeito a reprodução, você só encontrará lagostas se mergulhar bem fundo, nos restaurantes, peixe fresco todos os dias.

Aguardamos comentários dos que embarcarem nessa. No mais, so curtir o paraíso mesmo!!!

Post especial esse aqui, pois o texto tem co-autoria da Belinha, minha guia particular de viagens.

3 comentários:

  1. Otimo blog. Estou indo em setembro a Los Roques. Existe uma pousada brasileira chamada Sol y Luna, cujo os pagamentos podemser feitos em reais e a diária esta em torno de 120 dólares. Estou indo para mergulhos, mas desfrutarei das suas dicas ao anoitecer. Um grande abraço.

    carlos Faber

    ResponderExcluir
  2. Observo somente o cuidado a ser tomado no aeroporto atualmente, devido ao grande número de pessoas pegando os seus dólares e que posteriormente os devolve dólares falsos. Um abs!

    ResponderExcluir