Páginas

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Maratona

17/out/2018 - começo de um dos maiores desafios da minha vida, arrancada de um projeto daqueles que de cara você pensa que é impossível: correr uma maratona em 2019, quando completarei 40 anos de idade - eu sei o que você está pensando.

Encarar um projeto tão desafiador e de longo prazo demanda muita preparação: planejamento de treinos musculares e de corrida, nutricional, logístico e mental. Isso mesmo, não é a toa que não se vêem muitos jovens correndo uma maratona, trata-se de um desafio hercúleo que quebra muita gente no meio do caminho, mais especificamente por volta dos 30-35km.

Não quero perder o foco no objetivo final, mas meu plano é literalmente passo a passo, incremental. Não se chega aos 42 km sem correr o 1o km. Segue uma pequena parte ~25% do meu plano de treinamento, com duração aproximada de 1 ano, que teve início hoje, com chuva para abençoar


São semanas, microciclos que se integram em mesociclos, que então se unem em um macrociclo. Tecniquês que define um longo e intenso programa de treinos para que eu complete uma maratona. Sim, meu objetivo é completar os 42km - é um desafio pessoal, nada contra o relógio, apenas a favor e contra eu mesmo. Nesse momento tenho rasa idéia do que aprenderei nesse caminho, mas suspeito que lições valiosas sobre planejamento, resiliência, liderança, trabalho em equipe, superação, sofrimento, concentração, auto-conhecimento, nutrição, biomecânica, fisiologia, foco e fé.

Você nem pensa em começar essa brincadeira sozinho, portanto lhes apresento "minha equipe" -  Isabela, esposa de quem busco amor, inspiração e motivação, Tchelo, irmão e educador físico responsável pelo planejamento dos treinos, de quem aproveito o conhecimento técnico e sugo energia (aquele uhu!), e de uma nutricionista esportiva que ainda nem conheço, de quem espero um guia para alimentar a máquina que vai me carregar por essa jornada, meu corpo. Imaginar meus filhos Joana e Tomás na linha de chegada, mesmo que entendendo muito pouco o que o pai faz ali, me empolga bastante, portanto o time também inclui 2 mascotinhos especiais. Deles espero apenas um sorriso e um grito "papai" quando me virem próximo a linha de chegada.

Vem correr comigo :)

Um abraço,
Fernando "Fatura" Pucci



5 comentários:

  1. Oq falar desse seu (nosso) desafio?

    Primeiramente parabéns pela iniciativa, e eu tenho certeza que Vc vai conseguir ... Eu vivo App seu lado desde que nasci e ainda não vi você tentar algo e não conseguir. Vc é foda. E coloque nessa sua equipe todos os seus amigos, nossos paiz é a Renata (que estão todos com Vc). Conte comigo em cada passo (que serão muitos) nessa evolução. Abraço mulek. Bons treinos 🏃🙏💪

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BORA!!!! quem sabe vc não anima e matamos esse bixo juntos? seria bem animal! valeu pela força!

      Excluir
    2. Pensei nisso algumas vezes. Kkk. Falamos 🤔😝

      Excluir
    3. putz, seria top d+!!!!! anima ai!

      Excluir