Páginas

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Semana 4

Quatro semanas completas de treinos focados para a maratona que pretendo correr em Setembro de 2019, já posso dizer que estou correndo a um mês. Não, ainda não sei qual prova correrei, respondendo a pergunta que mais recebo quando conto para que estou treinando. Essa foi a primeira semana que "senti" um ganho de força, força mental. Creio que as principais razões foram:

- Consulta com a nutricionista esportiva Janaína Goston, que deve me acompanhar durante todo o processo. Além do ajuste bem considerável na minha dieta para a carga de atividade atual e futura (aumento de +/-1500 kcal/dia), percebi que aprender com as experiências dos atletas (amadores em sua maioria) que ela atende será sensacional. Ultramaratonistas, maratonistas com mais de 70 anos, triatletas e um monte de outras pessoas normais que resolveram fazer o que estou planejando: desafiar-se a ir além. As mais variadas formas de planejamento e estratégia vão me ajudar muito, tanto no tático quanto no psicológico;

- Comecei a ler sobre corrida. Em geral, tudo que você estuda eleva seu nível de conhecimento, te prepara melhor, aumenta sua confiança. Já havia lido o livro "Correr", de Dráuzio Varela, livro que pretendo reler em algum momento. Dessa vez escolhi "Do que falo quando eu falo de corrida", de Haruki Murakami. De acordo com meu kindle estou em 49%, mas já absorvi algumas coisas, além da vontade de ler alguns romances desse interessante escritor japonês. Maratona tem esse nome e essa distância, que de fato são 42.195m (e não 42k como eu imaginava), devido a distância entre Atenas e uma cidade de nome Maratona, na Grécia.

- Devido as intermináveis chuvas da semana, corri todos os 3 dias previstos da semana na esteira da academia. A primeira não foi prazeroza, fiquei mais pensando como era chato correr parado que efetivamente concentrado no treino. A segunda, com spotify rolando, já consegui aproveitar um pouco mais. Na terceira, aproveitando que havia esquecido o fone, corri todo o tempo focado, concentrado, ciente da necessidade, consciente do meu objetivo final.

O resultado desse "combo" foi um fortalecimento mental "visível". Essa semana também comecei um fortalecimento muscular específico através de exercícios para as pernas com isometria uni-articular, protegendo minhas articulações. A idéia é ficar forte, sem sobrecarga - passo a passo, ganhando condição física e mental para cruzar a linha de chegada bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário