Páginas

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Confira a data de validade

Sempre olhei a data de validade dos produtos enquanto saem das gôndolas e se direcionam aos carrinhos de compras. Não sei ao certo onde aprendi esse ritual, muito provavelmente com meus pais. Gosto muito do Pão de Açúcar, encontro produtos de qualidade e, como li certa vez, apenas 5% em média mais caros que os grandes mercados, contra percepção geral de que esse número é algo em torno de 15%. Mesmo comprando nas lojas do Abílio Diniz, sempre confiro a data de validade. Às vezes é difícil encontrá-la, mas ela sempre está lá para nos impedir de comprar algo fora de especificação.

Acho que nunca acreditei que um estabelecimento de tal gabarito pudesse me brindar com tamanho desgosto que seria encontrar algo vencido, e realmente não tive tal experiência. Entretanto, a prefeitura de SP fiscalizou algumas e me supreendeu, justamente em uma das lojas que eventualemente frequento, na Praça Panamericana. Bacalhau, iogurtes e linguiças foram alguns exemplares. Que decepção.

É apenas mais um caso que ratifica o que brinco de vez em quando em conversas informais com amigos: O Brasil não é um país sério. Essa dura afirmação não é justa com algumas pessoas, é verdade. Eis que hoje transcrevo uma complementar que ouvi na Jovem Pam logo cedo, na tentativa de balancear minha opinião: No Brasil não existem redes confiáveis, existem comerciantes confiáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário