O vazamento que jorra milhares de litros de óleo no lindo mar do Caribe há mais de uma semana tem credenciais pra ser um dos mais desastrosos de nossa história. Li que são aproximadamente 800 mil litros por dia. Ver as imagens do vazamento me traz mal estar.
Desenvolvemos tubulações localizadas há centenas de metros de profundidade, transportando a força motriz do mundo moderno para todos os quatro cantos do mundo e não temos como controlar um vazamento? Não há tecnologia suficiente? Não imaginavam que um dia podia vazar? Simplesmente não entendo, não aceito, condeno.
Fato é que o meio ambiente pagará um preço pesado. Compartilho informações interessantes que tive conhecimento recentemente: 1. Duas pessoas levam 45 minutos para limpar uma ave local impermeabilizada com óleo. 2. Vinte anos é o tempo mínimo estimado para que o ecossistema da região do Golfo do México se recupere totalmente, afirma especialista.
Conheci o Caribe ano passado, em viagem à Venezuela. Completamente apaixonado pela coloração do mar, voltei esse ano para um mini-cruzeiro nas Bahamas. Tenho medo e temo pelo que me espera na próxima visita, terei que visitar o Caribe leste, fugir do Golfo, St Thomaz talvez. E Cozumel? Acabo de incluir na minha viagem em comemoração aos meus 50 anos, em 2029, com muito pesar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário