Páginas

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Berinjela tricolor

Transformei a quarta-feira no meu laboratório culinário. Faço minhas experiências, testo ingredientes e temperos enquanto meu irmão serve de cobaia. Futebol harmoniza muito bem com gastronomia, a cerveja faz o papel da sanfona em uma boa moda de viola.

As quartas do primeiro semestre são sempre melhores, com o tempero picante da Libertadores. Semana passada tivemos pela frente o temido Cruzeiro, em pleno Mineirão. Memórias recentes e ruins não faltavam ao torcedor tricolor, Kléber e cia arrebentaram ano passado. Nesse cenário, resolvi investir em algo muito objetivo, uma simples berinjela! Queria mesmo era incentivar meu querido time a não inventar, jogar o "arroz com feijão", que na minha versão virou "berinjela com tomate".

A volta do 3-5-2 e a estréia do Fernandão foram o manjericão e o parmesão na ocasião. Um time com dois laterais fracos no quesito marcação deve proteger melhor a zaga, congestionando o meio campo quando está sem a bola. Um time com 2 velocistas integrando a linha de frente deve ter um cérebro para guiá-los, coordená-los e acioná-los. Deu mais que certo, superou a expectativa do são paulino mais otimista, até mesmo dos que enaltecem o time da fé nas competições sul americanas.

Minha berinjela é como o 3-5-2, oferece mais segurança. Em tempos de insegurança ou não, tenha fé e mão na massa: 1 berinjela, cebola, alho, tomate, manjericão e queijo. Berinjela e tomate em cubos, adicione primeiro ela, depois ele, ambos após refogar cebola e alho no azeite extra virgem com grau de acidez no máximo em 0,5%. Salteie o queijo e leve por poucos minutos ao forno pré-aquecido.

Já no final de semana, minha principal cliente exigindo ação, não podia ficar só no "mais seguro". Eu precisava adicionar plástica, beleza, leveza, inteligência, eu precisava do efeito Fernandão! Ela infelizmente não presencia minhas experiências culinárias às quartas, o que me permitiu repetir com maestria, rápida e objetivamente, o resultado da semana anterior, assim como espero que o faça meu time essa semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário