Páginas

quarta-feira, 31 de março de 2010

Final de semana na cozinha

Passada a tensão do meu retorno à cozinha, relatada no último post gastronômico, resolvi aumentar a pressão e encarar uma jornada dupla, cozinhando no sábado e no domingo. Eu não tinha repertório para tanto, tão pouco me sentia assim tão confiante. Afinal, tinha voltado ao comando de um fogão apenas 2 semanas antes. Foi triunfante mas passou, o brasileiro tem memória curta. Temos vaga lembrança de coisas que jamais deveríamos esquecer, quanto mais de um prato de comida.

Eis que, com o prato principal definido pra domingo e minha principal cliente trabalhando no sábado, resolvi fazer algo simples e rápido para descomplicar a situação. Bombom de Filet com Manteiga de Mostarda e Batatas Assadas ao Alecrim. Digo simples por um motivo, digamos, simples. Nos mercados gourmet você encontra filet embalado a vácuo. Batata comprada desse jeito até eu! Hoje em dia elas já vêem cozidas, jogue em um refratário, tempere com sal e alecrim, leve ao fogo para dourar

Com a carne dessa forma, dê uma "seladinha" por fora


Complemente com fogo baixo para que a carne não fique crua no centro, é um cuidado importante com pedaços de carne dessa altura. O segredo ficou tão somente em caprichar na manteiga de mostarda e dar o ponto certo na carne. Derreta a manteiga, misture cebola picada crua, pimenta do reino e mostarda dijon, o molho da carne pronto, feche com chave de ouro na apresentação.


Cozinha pra um sábado qualquer, prato rápido, fácil e saboroso. Acerte na harmonização, um boa cerveja de trigo ou vinho tinto encaixam bem nesse caso. Eu errei feio, fazia muito calor e a vontade de um Chardonnay era considerável. Se bem que, pra ser sincero, considero a melhor harmonização aquela que te dá na telha, mas isso será tema de post futuro.

Vamos ao que interessa. Domingo é decisão, as finais de campeonato são quase sempre domingo. Ressalva feita ao mais importante torneio das Américas, para os pouco acostumados ao tema. É dia de pressão, expectativa elevada e chef em cheque. Foi só pra musicalidade à frase, estou tão longe de um chef quanto meu querido tricolor de apresentar um bom futebol esse ano.

Os motivos já relatados no post anterior não me permitiam baixar a guarda. Eu deveria arriscar novamente, me superar. A decisão foi por um Carré de Cordeiro em Ervas Finas acompanhado de Cenorinhas Baby, Alho Poró e Pimenta de Biquinho.

No supermercado dos Diniz encontrei as ervas, as cenorinhas e o alho. No mercado municipal da lapa, ótimo para comprar belos camarões, apenas a pimenta de biquinho. Nada do cordeiro de origem uruguaia, nem de qualquer outro canto. Em tempo, nossos "hermanos" uruguaios produzem o porsche dos carrés de cordeiros. Já estava quase trocando a cereja do bolo, quando um empório londrino nas redondezas da minha casa me salvou. Em homenagem ao hábil Dexter


Minha dúvida inicial da forma de assar aliada ao pouco conhecimento do poder de fogo do meu fogão custou o ponto ideal dessa carne tão especial. Na minha humilde opinião, o carré pode chegar no máximo ao que chamamos de ponto. Creio que deve ser levemente mal passada, mesmo para meu irmão do meio, que pede bem passada na churrascaria. O plano inicial era temperar e levar ao forno exatamente como você vê na foto, mas acabei optando por separar individualmente as pernas, decisão pautada pela provável maior absorção do tempero. Acredito que deve funcionar de qualquer maneira, mas acho que estava preparado mentalmente para tirar da embalagem, jogar tempero e mandar ver.

Considero a escolha dos coadjuvantes tão importante quanto a do protagonista. Eles trabalharam muito bem, me ajudaram a encobrir meu deslize

Um comentário:

  1. Ainda não estou nesse nível. Parabéns! Como é q eu vou achar pimenta de biquinho nessa terra? hahahaha
    Mas chego lá. Q pratos lindos e tudo parecia estar delicioso. Já desconfia da sua habilidade na cozinha desde do macarrão com salsicha de Campos. hahahaha

    ResponderExcluir